terça-feira, 10 de novembro de 2009

Entrevista de Jorge & Mateus para o Site Kboing

Jorge & Mateus: entrevista exclusiva com a dupla sertaneja sensação do momento

Suas músicas se tornaram febre entre os fãs do estilo sertanejo. Eles arrastam uma multidão de pessoas por onde passam. Seus shows são realizados com ingressos esgotados. Estamos falando dos meninos de Goiânia, Jorge & Mateus. Com apenas quatro anos de estrada, eles já construíram uma forte identidade e caíram no gosto do público com canções como “Pode Chorar”, “De Tanto te Querer” e “Vou Fazer Pirraça”.


Misturando ritmos tanto com canções raiz quanto do chamado sertanejo universitárias e até axé eles gravaram o primeiro álbum, “Jorge & Mateus – ao vivo em Goiânia” em 2008 e o segundo, intitulado “O Mundo É Tão Pequeno”, já lhes rendeu disco de ouro. Este último trabalho conta com repertório inédito e pela primeira vez com músicas autorais.
Acompanhe a entrevista com Jorge & Mateus. A dupla fala sobre a carreira, o novo disco, o projeto chamado ‘Jorge e Mateus Elétrico’ e planos para o ano que vem.



Kboing – Como tem sido a repercussão do último trabalho “O Mundo é tão Pequeno”, lançado neste ano?

Jorge – Estamos fazendo shows por todo país desde que lançamos este álbum, em maio. Está sendo maravilhosa a repercussão das músicas, a de trabalho “Voa Beija-Flor” está tocando em todo Brasil.

Mateus – Inclusive, em junho, na nossa cidade, Itumbiara ganhamos dos nossos empresários Marcos Araújo e Wendell Vieira o disco de ouro. Tem presente melhor? Agradecemos ao público que está prestigiando tanto nosso trabalho.


Kboing – No repertório há seis faixas autorais. Como acontece o processo de composição para vocês? A inspiração é buscada onde?

Jorge – Não tem regra na hora de compor, são experiências vividas, ouvidas e compartilhadas. Aí a letra surge, a melodia, a harmonia, e tudo vai se acertando.

Mateus – Eu gosto de compor sozinho, com meu violão e geralmente em lugares íntimos (risos).

Kboing – Qual foi a emoção em ter a música “De Tanto Querer” na trilha sonora da novela A Favorita, da Rede Globo?

Jorge – É um presente sensacional saber que sua música estará na trilha sonora de qualquer novela porque é uma maneira de chegar a tanta gente, que de outra maneira não seria tão rápido. E depois pensar que a sua música é a trilha sonora da vida de muitas pessoas, colorem tantas histórias...é gratificante.


Kboing – Como foi a experiência de tocar no carnaval da Bahia deste ano e do ano passado?

Mateus – Fomos a convite de nosso amigo e artista, Alexandre Peixe, a primeira vez em 2008 e este ano novamente. É uma das maiores festas do mundo, é contagiante, é de arrepiar! E uma nova experiência tocar em cima de um trio elétrico para aquele mar de gente. Gostamos tanto que criamos o projeto ‘Jorge & Mateus Elétrico’ que é tocar o nosso sertanejo em cima do trio elétrico. Até bloco temos, o ‘Pirraça’. Este projeto está rodando o país todo. Além de Peixe tocamos com Asa de Águia, Jammil, Claudia Leitte e agora Tomate, no próximo dia 24, em Belo Horizonte.


Kboing – Vocês são considerados um dos ícones do sertanejo universitário.Vocês esperavam todo esse sucesso quando iniciaram a carreira?

Jorge – Obrigada pelo elogio. Este rótulo de sertanejo universitário foi criado pela mídia ou crítica, na verdade, fazemos o bom e velho sertanejo. Ninguém criou um novo estilo musical, apenas acrescentamos influências e mais cordas aos arranjos e nosso show que é para cima, alegre e contagiante. Cuidamos muito do repertório e prestamos atenção o que vai divertir e alegrar nosso público.

Mateus – Amamos música e fazer sucesso é uma consequência do trabalho, da dedicação, do profissionalismo em equipe e a resposta do público.


Kboing – Qual a avaliação que vocês fazem da trajetória da dupla? Quais foram os maiores obstáculos para alcançar o reconhecimento em todo o país?

Jorge – O dia a dia da gente é muito agitado, estamos em várias partes do país em uma única semana. Cansaço físico mesmo. Mas a resposta do público e dos fãs compensa.


Kboing – Do repertório da dupla, qual a letra preferida do Jorge e qual é a preferida do Mateus?

Jorge – São muitas, cada uma tem uma história especial. “Pode Chorar” nos mostrou para o país, tem um sabor especial e “De Tanto te Querer” também.

Mateus – A minha preferida é “Onde Haja Sol”, que é muito especial para mim.


Kboing – Quais são as suas influências musicais?

Jorge – Admiramos vários como Bruno & Marrone, César Menotti & Fabiano. Ouvimos sempre João Paulo & Daniel, Leandro & Leonardo...Admiro também e ouço muito Elis Regina, Maria Rita, Alexandre Peixe, Maria Cecília & Rodolfo, João Bosco & Vinícius.

Mateus – Além de todos estes que Jorge citou, eu gosto muito de rock.


Kboing – A súplica “Pelo amor de Deus, Jorge e Mateus” surgiu como? E o que ela significa pra vocês quando é entoada por milhares de pessoas no início de cada show?

Jorge – Surgiu lá na nossa cidade, em Itumbiara, por um amigo nosso que subiu no palco em um dos primeiros shows e começou a chamar. O público gostou e ficou em uma gravação que foi passada pela Internet e aí se espalhou pelo país.

Mateus – A gente já levou cada susto ouvindo esta súplica como você diz. Tipo lá no Nordeste o público chamando a gente...Ficou registrada também no nosso primeiro DVD, o que ajudou na hora de espalhar. E é sempre emocionante, né?!

Kboing – Com um trabalho recém saído do forno...vocês já pensam no próximo disco? Têm planos para a carreira no ano que vêm?

Mateus – Um dos nossos empresários, o Wendell, que fica a frente do repertório já está super adiantado no processo. Os artistas sempre estão à procura de músicas, de repertório e este é uma preocupação para nós, cuidamos muito bem desta parte na nossa carreira. Estamos sim pensando no próximo.

Jorge – Para o ano que vem queremos continuar andando pelo país e talvez fora, cantar para brasileiros, como fizemos este ano nos Estados Unidos e continuar levando alegria para as pessoas com nossas músicas e nossos shows.


Kboing – Deixem um recado a todos os fãs da dupla que acessam o Kboing:

Jorge e Mateus – Obrigada pelo carinho e esperamos vocês em nossos shows.



(Matéria do Site Kboing: http://www.kboing.com.br/ . Para conferir a postagem original clique aqui)


Créditos da entrevista: Tatiana Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário